Política
Tendência

Nepotismo: Secretaria de Habitação tem como Diretora Cunhada do Presidente da Câmara, Rafael Ribeiro

A prática do nepotismo é um tema recorrente em nosso cenário político. Infelizmente, em Parauapebas a Secretaria de Habitação (SEHAB) está sendo alvo desse problema. Como é de conhecimento de todos o presidente da Câmara Municipal, Rafael Ribeiro, do partido MDB, comanda essa pasta e com isso faz indicações para nomeação de servidores desta. Uma investigação minuciosa da equipe do Carajás Transparente verificou um favorecimento de parente do presidente da câmara à cargos estratégicos para esta secretaria. Essa situação escandalosa merece atenção e uma análise aprofundada por parte dos órgãos para preservar a integridade e a transparência das instituições públicas.

Imagem esquerda membros da família de Erica Sousa (Esposa de Rafael) Imagem Direita Comentário de Rafael e uma publicação de Elita (Cunhada de Rafael) — Fonte: Redes Sociais

O nepotismo ocorre quando agentes públicos utilizam seu poder e influência para empregar familiares em cargos de destaque ou de confiança. Embora algumas nomeações possam ser legais, essa prática viola princípios da impessoalidade e moralidade, minando a eficiência administrativa e prejudicando a competência e a imparcialidade na gestão pública.

Fonte: https://transparenciarh.parauapebas.pa.gov.br/transparenciarh2

No caso específico da Secretaria de Habitação, que é comandada pelo vereador Rafael Ribeiro, surgiram algumas denúncias de que a cunhada (parente de segundo grau por afinidade) chamada de ELITA SOUSA DA SILVA (CT-66188) lotada na FMHIS / COORD. PROGRAMAS HABITACIONAIS que segundo o portal da transparência possui o cargo de AUXILIAR.ADM, porém no dia 03/02/2023 a mesma foi nomeada em um cargo estratégico dentro da pasta (ANEXO NO FIM DA MATERIA). Essas nomeações levantam suspeitas de favorecimento, uma vez que não parecem ser baseadas em critérios técnicos e de qualificação.

Nomeação para o cargo de Diretora Administrativa
Fonte: http://apps.ioepa.com.br/Parauapebas/Busca

O vereador Rafael Ribeiro, recém formado em Direito e detentor de um amplo conhecimento sobre as leis, deveria estar ciente de que o nepotismo é uma conduta irregular e inadequada no exercício de um cargo público. Como advogado e representante da população, esperava-se que ele fosse um exemplo para sociedade de Parauapebas. No entanto, ao praticar o nepotismo, ele está transmitindo uma imagem negativa para a população, retirando a confiança e a credibilidade que os cidadãos depositaram em sua liderança. É lamentável que alguém com tanto potencial e conhecimento não tenha escolhido seguir o caminho da imparcialidade e da justiça, prejudicando assim o bem-estar da população que deveria servir.

Fonte: Redes Sociais

Ainda de acordo com as denúncias, a cunhada de Rafael Ribeiro tem demonstrado um comportamento autoritário dentro da Secretaria de Habitação, interferindo na gestão e nas decisões do setor. Essa situação cria um ambiente propício para o abuso de poder e compromete ainda mais a transparência e a imparcialidade que se esperava de uma instituição pública.

Diante dessas graves denúncias, é imprescindível que os órgãos competentes conduzam uma investigação minuciosa para verificar a veracidade dos fatos. Caso sejam comprovadas as irregularidades, é fundamental que sejam aplicadas as devidas sanções, visando a responsabilização dos envolvidos e a correção dos problemas identificados. A população espera transparência, prestação de contas e ações concretas para combater qualquer forma de nepotismo e assim garantir a lisura e a eficiência na gestão pública.

Se inscrever
Notificar de
guest

2 Comentários
O mais novo
Mais antigo Mais votado
Feedbacks Inline
Ver todos os comentários
Demitido

Sogra da toda poderosa Marcely também trabalha na SEHAB

Francisco Dias

Os 15 vereadores tem parentes na Prefeitura, tem uns que tem a família todinha na secretaria

Francisco Dias

E o padrasto dele que é assessor do Gabinete, filha do Secretário José Orlando que também trabalha na SEHAB, Marido da Adjunta Marcele que trabalha na Câmara.

Júnior Neves

Esse Francisco é mala sem alça, está querendo uma boquinha e fica falando merda.

Botão Voltar ao topo
2
0
Deixe seu comentário.x