S Segundo levantamento da Edelman Trust Barometer, 78% avaliam que o país está mais dividido que no passado e 80% apontam que falta de respeito mútuo cresceu no país
A mais recente edição da pesquisa global Edelman Trust Barometer aponta uma piora na avaliação da população brasileira sobre a polarização política do país e sobre o espírito de civilidade.
O levantamento, obtido pela CNN Brasil, aponta que para 78% o Brasil está mais dividido ideologicamente do que no passado, percentual superior ao identificado em países como Estados Unidos, Argentina e Itália.
A pesquisa ainda ressalta que o tecido social está mais fraco no Brasil. Para 80%, a falta de respeito mútuo entre cidadãos brasileiros cresceu no país, percentual superior à média mundial, que foi de 65%.
Os dados revelam, por exemplo, que apenas 29% estariam dispostos a ajudar alguém que pensa diferente. O percentual também é baixo para aqueles dispostos a morar na mesma vizinhança (21%) ou conviver no mesmo ambiente de trabalho (22%) de quem tem um ponto de vista diferente.
O levantamento ainda mostra o receio da população brasileira de que o aumento da polarização política pode levar a um aumento da violência urbana e da discriminação social, bem como o enfraquecimento da democracia e um atraso no crescimento econômico.
Segundo a pesquisa, houve um aumento, em relação à edição anterior da pesquisa, na confiança da população brasileira em relação ao governo federal. As instituições mais confiáveis entre os brasileiros são as empresas privadas e as organizações não governamentais.
A Edelman Trust Barometer realizou entrevistas online com 32 mil pessoas em 28 países. No Brasil, foram ouvidas 1.150 pessoas. A margem de erro da pesquisa é de 2,9 pontos percentuais.