Indústria da multa: Os radares são para garantir segurança? Ou mais arrecadação para os cofres da Prefeitura?
No trânsito, a segurança é primordial para garantir a proteção de motoristas, passageiros e pedestres. No entanto, nos últimos dias nossa equipe recebeu várias denúncias sobre aumento alarmante na quantidade de multas aplicadas devido a supostas irregularidades na sinalização de trânsito. Essa situação tem levantado questionamentos sobre a efetividade dessas medidas e colocado em dúvida se a real intenção é garantir a segurança ou apenas arrecadar dinheiro para os cofres públicos do município. Nessa análise observamos uma má gestão da Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (SEMSI) dirigida pelo então secretário Denis Gabriel Assunção, que foi indicado pelo ex-presidente da câmara Ivanaldo Braz e nomeado pelo Sr. Prefeito Darci Lermen.
A sinalização de trânsito desempenha um papel vital na organização e na segurança do tráfego de uma cidade, isso é um dos papeis do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT), já a Secretaria de Segurança, é o responsável por supervisionar e garantir a efetividade das medidas de segurança viária. Entre suas atribuições, está a manutenção adequada da sinalização de trânsito, assegurando que ela esteja de acordo com as normas vigentes.
Porém está sendo comum encontrar em Parauapebas placas de trânsito desgastadas ou derrubadas, faixas de pedestres apagadas, longas filas de engarrafamentos e outros problemas na sinalização. Entretanto os radares continuam funcionando perfeitamente. Dessa forma, essas falhas estão fazendo com que os motoristas ficam vulneráveis a cometerem infrações involuntárias, o que leva ao aumento da arrecadação de multas, além da ocorrência de acidentes nas vias.
Ao diretor de departamento de trânsito EZEQUIEL ASSUNÇÃO DA SILVA e o Secretario de Segurança DENIS GABRIEL MAGALHAES ASSUNCAO fica a pergunta: por que a sinalização não é prioridade? Será que o prefeito Darci Lermen sabe de todos os problemas não resolvidos por sua gestão? Seria mais eficaz e justo corrigir essas falhas, prevenindo infrações, do que simplesmente multar os condutores. Infelizmente, a falta de investimento na manutenção e melhoria da sinalização, aliada ao aumento exponencial da quantidade de radares, pode sugerir uma motivação financeira por trás dessa abordagem.
Como a falta de sinalização adequada tem levado a multas frequentes para muitos motoristas em Parauapebas. No entanto, a população pode resolver esse problema ao registrar formalmente as deficiências de sinalização no Departamento Municipal de Trânsito e Transportes (DMTT). Ao documentar essas falhas e fornecer evidências, é possível formular uma reclamação oficial para contestar as multas e assim não ser vítima da indústria da multa.
Para evitar que a população seja vítima dessa situação injusta, é fundamental que o diretor de trânsito e o Secretário de Segurança do município assumam suas responsabilidades e adote medidas concretas para resolver os problemas de sinalização. Isso inclui investir em infraestrutura adequada e de boa qualidade, algo muito raro em Parauapebas.
E pra roubar mais no bolso do cidadão isso sim!
Complicado, esses radares são prioridade ao invés de fazerem os sentidos das ruas, colocar as sinalizações
Os radares funcionam