NEPOTISMO: Esposas dos Secretários da SEJUV e SEMAD, não foram retiradas na demissão em massa em Parauapebas e continuam no Gabinete do Prefeito.
Parauapebas, tem enfrentado nos últimos tempos, muitas polêmicas envolvendo casos de nepotismo na administração pública. Apesar da fiscalização rigorosa do Ministério Público e das demissões em massa que ocorreram para combater esse crime, chama a atenção o fato de que a esposa do Secretário da Juventude (SEJUV), Yuri dos Santos Sobieski e a esposa do Secretário de Administração (SEMAD), Cássio Flausino, continuam normalmente trabalhando no gabinete do prefeito Darci Lermen (MDB). Essa situação levanta questionamentos sobre a efetividade das medidas adotadas e a transparência na gestão pública local.
Com o intuito de eliminar o nepotismo, os funcionários fantasmas e promover uma gestão pública mais transparente, o MPPA ordenou uma paralização nas contratações de Parauapebas além de promover uma demissão em massa e um futuro PSS para admissão de novos servidores. Acreditando-se que, por meio dessas ações, seria possível garantir a imparcialidade na administração publica municipal.
A situação que mais nos assusta é a justificativa não plausível para a manutenção do emprego da esposa do secretário, enquanto inúmeros pais de família que genuinamente precisam do trabalho foram dispensados pela prefeitura de Parauapebas. Essa discrepância coloca em evidência a falta de transparência e equidade nas decisões administrativas, minando a confiança da população no sistema público.
Entretanto, é possível constatar a enorme força e influência politica que as esposas desses secretários possuem, pois mesmo com todos os esforço do Ministério Publico, as mesmas continuam trabalhando no gabinete do prefeito sem nenhuma impunidade quanto ao crime de nepotismo.
A persistência do nepotismo em Parauapebas, mesmo com a fiscalização do Ministério Público e as demissões em massa, coloca em evidência a necessidade de aprimorar os mecanismos de controle e transparência na administração pública. É fundamental que as nomeações sejam baseadas no mérito e que sejam garantidas igualdade de oportunidades a todos os cidadãos. Vamos ver se com o atual PSS tal crime venha se extinguir de nosso município.