Educação
Tendência

O corte de 40% no número de vagas para o próximo concurso de Parauapebas. Por que a prefeitura de Parauapebas prioriza os contratados?

No concurso público da Prefeitura de Parauapebas certame 2022, a Prefeitura ofertou apenas 347 (trezentas e quarenta e sete) vagas para cargos de nível médio, técnico e superior, enquanto haviam em dezembro de 2022, conforme folha de pagamento municipal, havia a quantitativo de 6.386 (seis mil e trezentos e oitenta e seis) contratados pela Prefeitura, ou seja, em torno de apenas 5,4% das quantidades de contratos. E no projeto de Lei o projeto de lei nº 108/2023 aprovado pela Câmara Municipal ainda houve uma redução de 40% numero de vagas que iriam ser ofertadas para o próximo concurso local. Por que a prefeitura prioriza tanto os contratados?

O ingresso ao serviço público, segundo o art.37 da Constituição Federal Brasileira, deve se dá por intermédio de concurso público, podendo haver a média de 20% de contratados para atender demandas urgentes ou transitórias, porém a nossa Carta Magna parece que não tem nenhuma importância para nossos gestores, tanto que a grande quantidade de contratações  motivou no afastamento no Prefeito, na ação civil pública nº 0807614- 67.2022.8.14.0040. E antes da demissão em massa que houve em Parauapebas em maio de 2022, o município tinha 4407( quatro mil, quatrocentos e sete) concursados, ou seja, mais de 50% do quadro de funcionários eram contratados.

Na última vez em que o Prefeito foi afastado, Darci conseguiu se desviar de todos os desdobramentos legais e foi colocado de volta no cargo com apenas uma canetada do Tribunal de Belém, continuando a desobedecer às ordens judiciais. Será se agora não vai acontecer a mesma coisa? Já ele que recebeu uma sentença de improbidade administrativa o deixando inelegível por quadro anos.

O Dr. Lauro Fontes, juiz da Comarca de Parauapebas, o executivo mandou no dia 19/12/2022, um dia antes da última sessão ordinária da Câmara Municipal, um Projeto de Lei de nº 215/2022, que previa uma a majoração de mais 285( duzentos e oitenta e cinco) vagas para cargos que foram ofertados no certame de 2022, porém, o referido projeto foi enviado apenas como uma cortina de fumaça, pois foi encaminhado sem impacto financeiro, requisito primordial para aprovação do mesmo. Deste modo, o projeto foi retirado da Câmara no dia 07/03/2023.

Fonte: Carajás Transparente

Depois de muitas lutas e humilhações dos aprovados no último concurso públicos municipal e mobilizações junto ao Ministério Público, depois de 5 meses da iniciativa de majoração das vagas,  e após nova decisão judicial , a qual causou a demissão em massa e caos nas secretarias essenciais e consequentemente na cidade inteira, a Prefeitura novamente enviou para a câmara de Parauapebas, no dia 22/05/2023, o projeto de lei nº 108/2023, o qual foi lido em sessão ordinária no dia seguinte, mesmo estando literalmente só a capa, ou seja, sem ter conteúdo concreto da quantidade das vagas a serem aumentadas  e como se não aparecesse mais um absurdo, o projeto quando enfim foi disponibilizado no site da Câmara , dias após a leitura da plenária, os aprovados tiveram uma infeliz e amarga surpresa, tendo em vista  que as vagas que já eram insuficientes e inferiores ao do projeto anterior, foram cortadas em quase 40%( quarenta por cento), conforme demonstrado nas imagens abaixo que mostram  a diferença de vagas do PL 215/2022 para o PL 108/2023:

Fonte: Carajás Transparente

E de acordo com as conversas que circulam na Casa Azul , o Projeto de Lei nº 108/2023, que foi veementemente prometido pelos vereadores que seria votado na Sessão Ordinária do dia 30/05/2023, foi adiado novamente, causando frustação em mais de 800 (oitocentas) famílias que aguardavam essa majoração, para enfim terem seu esforço e dedicação reconhecidos. A quem interessa tantos cortes? considerando que os cargos que foram mais afetados nas reduções, são coincidentemente ligados diretamente com contratações das pastas dos vereadores.

A cidade precisa que urgentemente sejam majoradas essas vagas, para que mais servidores efetivos ingressem no serviço publico pela porta da frente e ainda que sejam realizados mais concursos públicos na capital do minério. Vai majorar ou não?  Vai fazer concurso público ou não? Até quando a gestão vai desobedecer às ordens judiciais e a Constituição Federal ?

Se inscrever
Notificar de
guest

12 Comentários
O mais novo
Mais antigo Mais votado
Feedbacks Inline
Ver todos os comentários
Carla Gonçalves

Um absurdo isso que acontece em Parauapebas, não apenas neste município, como em outros, os cargos públicos utilizados como moeda de troca. Mas, nós aprovados no certame de 2022, não iremos nos calar, lutaremos até alcançarmos nossos direitos garantidos pela Lei.

Dioleno

Sacanagem isso que esse prefeito está fazendo.

Joelson Pinheiro

O Prefeito não gosta de concursados, e os Vereadores também, espero que O Juiz Lauro faça o prefeito cumprir de uma vez por todas oque determina a lei, chamar os professores aprovados no concurso de 2022, e assim.acabar com a farra que impera na Cidade. Prefeito nomeie os aprovados e o melhor pra Prefeitura e pra Parauapebas.

Dioleno

Tem q chamar os demais candidatos também 😐

fernanda.silvaesilva@hotmail.com

Chama os aprovados

Ingrid

Que a prefeitura de Parauapebas tenha como lição que estamos de olho. Assim, certamente a nossa vaga não ficará com outra pessoa porque não iremos desistir da luta.

Lúzia freitas

Eu fiquei 339 e foram chamados 300 ,não fiquei no número de vagas devido a cota de negros que para mim é um absurdo.Me sinto prejudicada . Tenho o mesmo direito paguei uma inscrição, gastei com viajem e hospedagem dormir sem conforto para ser eliminada.
Este prefeito ou qualquer um não deverão abrir concuso para professores e todos os profissionais que ainda estão aprovados no concurso 2022. Será um afronta perante os direitos humanos e a democracia ,já que realmente existe na prática.Indgnacao totallllllĺl.

Nome
Lúzia Freitas
Dioleno

Aconteceu o mesmo comigo 🤦

Rosi cordeiro

Acho absurdo isso pq passei no concurso público de Parauapebas ACS vendo essa situação nos esforçamos para ser aprovado e agora termos que humilhar pra requerer o que e nosso conquistar por direito.

Ane

Só vagas pra técnico mas pra médico veterinário em 9 anos de cidade, nunca teve concurso porque todos que estão lá são apadrinhados políticos

Taliu

Precisamos de justiça, esse prefeito só deixandos os aprovados de escanteio.

Edus Karalhos

Terra de muro baixo é paraíso pra bandido.

Madson Dourado

Quanta humilhação, estudamos tanto pra passar no concurso e temos que está se humilhando pra político pra poder tomar posse do que é direito nosso.

Taliu

Verdade, muito triste.

Dani

Cidade de direita odeia trabalhador efetivo. Querem privatizar a saúde, onde mima mais recursos aos bolsos deles

Kallebe

Cidade de esquerda quer priorizar os contratados e não abre concurso

Botão Voltar ao topo
12
0
Deixe seu comentário.x